Pesquise

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um dia de teatro na escola



O ensino da arte na escola, conforme o previsto na legislação vigente, deve ser responsável pelo desenvolvimento das funções estéticas do indivíduo, levando-o a experiências em busca da recriação do mundo, para além desta discussão acrescentamos que a Arte assim como a Ciência deve ir ao encontro de caminhos que estimulem relacionamentos humanos mais harmônicos e consciente sentido pretendemos repensar neste texto o papel do ensino do teatro na escola. O teatro como arte produzida coletivamente a partir da interpretação refletida através da expressão humana sobre as manifestações do homem no mundo pode ser uma prática - pedagógica importante para pensarmos a reinvenção da escola.

A escola pode ser um espaço privilegiado para as diferentes manifestações da expressividade do ser humano, na busca da construção de novos conhecimentos para o desenvolvimento social e redução das injustiças. Além disso, a escola se constitui como um espaço privilegiado de permanente interação dos indivíduos com o mundo e com os outros, porém não tem dado respostas adequadas aos desafios impostos pelo acelerado ritmo do mundo atual.

Proposta da ação

Sensibilizar as famílias sobre a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos, por meio de uma atividade lúdica e interativa envolvendo a participação direta dos alunos na apresentação de uma peça de teatro.

Como executar
● Fazer um levantamento dos alun●os que tenham interesse em participar do teatro.
● Apresentar e colaborar com todo o processo de desenvolvimento da atividade teatral. Se possível, que todos os colegas, diretora, supervisoras e professores, colaborem no processo.
É importante que todos possam, também, apresentar sua visão sobre como está  a relação entre a escola e a família  e o amor ao próximo para ser incorporado no programa...

● Os ensaios serão desenvolvidos e discutidos durante as aulas de sociologia e filosofia ou de forma interdisciplinar, ou como atividade extra classe.
● Acredito na direção e no pedagógico que organizarão um tempo para que haja ensaios em outros horários para passar credibilidade e que seja essencial para que os alunos ganhem confiança e possam se aprofundar no tema proposto.

● Pedir para os professores de artes para que os alunos confeccione convites.
● Enviar convites com antecedência pelos alunos e, se for possível via cartazes.
● No dia das apresentações arrecadar material alimentício não perecível para um natal feliz.
● Tornar esse momento um encontro especial  das famílias dos alunos, comunidade escolar e comunidade local.


Apresentação
  Abertura pela a diretora Ciléia ou a orientadora Ednusa : receber os familiares dos alunos e comunidade, enfatizando a importância da presença deles neste momento.
Alguns presentes, no final, podem apropriar se da fala...
Aproveitar a ocasião e pedir aos pais que incentivem seus filhos a participarem das iniciativas escolares
Fazer registros das atividades, fotografias e publicar no blog: entre palavras


Objetivo
Trabalhar e desenvolver o auto estima
O teatro na escola tem uma importância que é realmente necessário no desenvolvimento da criança ou do adolescente. Pois estimula muita a criatividade dos alunos além de terem a chance de desenvolverem na área da comunicação e de memorização.
Podendo ter a chance dos professores avaliarem os alunos em grupos ou individualmente, que conseqüentemente vai estimular na leitura, enriquecendo o vocabulário do aluno, além de ajudar no raciocínio rápido de cada pessoa.
É fundamental o trabalho dos professores, pois á escola tem que ajudar os alunos a se tornarem pessoas melhores, com uma capacitação que os alunos irão utilizar no futuro e para a vida toda.

Trazer o aluno e a família para escola de um jeito lúdico
Descobrir as limitações de cada um

Teatro na escola:

Inicio às 18:00 horas

2ª série com teatro  - lição de vida
6º ano 1 as 4 sementinhas
6º ano 1
6º ano 2  O sapo e a flor
7º ano  uma comédia: um empregado da pesada


Eja: A filha pródiga

1ª série – drama: Romeu e Julieta
3ª série – Deus existe?






















Um comentário:

Fico muito feliz em receber seu comentário...