Pesquise

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Negociação entre governo e professores motiva discursos em Plenário

O encontro intermediado nesta quarta-feira (12/5/10) pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e representantes sindicais dos professores foi tema de diversos pronunciamentos em Plenário na Reunião Ordinária do mesmo dia. A negociação entre o governo e os trabalhadores da educação aconteceu pela manhã, para resolver o impasse relativo à greve iniciada pela categoria no dia 8 de abril.

O tema foi comentado pelos oradores inscritos e também, ao final da reunião, pelos deputados Carlin Moura (PCdoB) e Célio Moreira (PSDB). Carlin elogiou a abertura de negociação e registrou o papel da bancada de oposição, que buscou o apoio do presidente da Assembleia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), para intermediar o encontro. Já Célio Moreira, além de elogiar a realização do encontro, também criticou e-mails e panfletos que relacionam deputados estaduais que teriam votado contra reivindicações dos professores. Ele explicou que as emendas que ampliavam o reajuste concedido aos servidores não podiam ser aprovadas, pois propostas que criam despesa necessitam da anuência do Poder Executivo, por determinação constitucional.

Na reunião intermediada pelo presidente Alberto Pinto Coelho (PP), encontraram-se a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; o subsecretário de Estado de Gestão, Frederico Melo; a coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, e as diretoras regionais do sindicato, Marilda de Abreu Araújo e Feliciana Saldanha.

A proposta do Executivo é de não promover demissões de grevistas e de emitir uma folha de pagamento suplementar, caso não seja possível cancelar o corte nos salários dos profissionais devido à greve. Por outro lado, espera-se o encerramento da greve e fixação de um calendário de reposição das aulas. Renata Vilhena também propôs que seja criado um grupo de trabalho para estudar a revisão na carreira dos profissionais da educação, incorporando as gratificações existentes ao vencimento básico.

http://almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_793189.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz em receber seu comentário...