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segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PROJETO SEMANA DA MÚSICA


ESCOLA ESTADUAL MARIA GARCIA PINTO

PROJETO SEMANA DA MÚSICA
15 A 19 DE NOVEMBRO”

JUSTIFICATIVA


A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos.
Observando que essa Arte faz parte do cotidiano dos nossos alunos de forma prazerosa e que é um instrumento importante para o aprendizado nos motivamos a elaborar e desenvolver esse projeto.

OBJETIVOS

  • Estimular a vivência musical na escola.
  • Possibilitar o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva e a sociabilidade.
  • Desenvolver a auto-estima, valorizar os dons apresentados para a musicalização e contribuir para melhoria da disciplina de nossos alunos.
  • Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de músicas.


TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO


  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).
  2. Apresentar a história da música em forma de jogral.
  3. Apresentar uma paródia com o tema Educação.
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.

CULMINÂNCIA: 19/11/2010

6º ANO 1
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: GENILDA E ISABEL

TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO

  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).
  2. Apresentar a história da música em forma de jogral.
  3. Apresentar uma paródia com o tema Educação.
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.

CULMINÂNCIA: 19/11/2010

6º ANO 2
PROFESSORA RESPONSÁVEL: MÍRIAM

TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO

  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).
  2. Apresentar a história da música em forma de jogral.
  3. Apresentar uma paródia com o tema Educação.
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.

CULMINÂNCIA: 19/11/2010

7º ANO
PROFESSORA RESPONSÁVEL: ISABELA

TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO

  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).
  2. Apresentar a história da música em forma de jogral.
  3. Apresentar uma paródia com o tema Educação.
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.

CULMINÂNCIA: 19/11/2010


8º ANO
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: JÚLIO E MARIA LUZIA

TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO

  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).
  2. Apresentar a história da música em forma de jogral.
  3. Apresentar uma paródia com o tema Educação.
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.

CULMINÂNCIA: 19/11/2010





9º ANO
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: JANETE E RODOLFO

TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO

  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).
  2. Apresentar a história da música em forma de jogral.
  3. Apresentar uma paródia com o tema Educação.
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.

CULMINÂNCIA: 19/11/2010
















ESCOLA ESTADUAL MARIA GARCIA PINTO

PROJETO SEMANA DA MÚSICA
15 A 19 DE NOVEMBRO”


TURMAS/PROFESSORES RESPONSÁVEIS

6º ANO 1: GENILDA E ISABEL

6º ANO 2: PATRÍCIA

7º ANO: ISABEL

8º ANO: JÚLIO E MARIA LUZIA

9º ANO: JANETE E RODOLFO

EJA: MÍRIAM E AILTA

1ª SÉRIE: POLIANA E MARIA LUZIA

2ª SÉRIE: DEUSIMAR E RODOLFO

3ª SÉRIE: ISABELA E JANETE















TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO
(6º ano ao Ens. Médio)

  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).
  2. Apresentar a história da música em forma de jogral.
  3. Apresentar uma paródia com o tema Educação.
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.



CULMINÂNCIA: 19/11/2010






HISTÓRIA DA MÚSICA

Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc.
A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido a 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolvem toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e global.
Na pré-história o ser humano já produzia uma forma de música que lhe era essencial, pois sua produção cultural constituída de utensílios para serem utilizados no dia-a-dia, não lhe bastava, era na arte que o ser humano encontrava campo fértil para projetar seus desejos, medos, e outras sensações que fugiam a razão. Diferentes fontes arqueológicas, em pinturas, gravuras e esculturas, apresentam imagens de músicos, instrumentos e dançarinos em ação, no entanto não é conhecida a forma como esses instrumentos musicais eram produzidos.
Das grandes civilizações do mundo antigo, foram encontrados vestígios da existência de instrumentos musicais em diferentes formas de documentos. Os sumérios, que tiveram o auge de sua cultura na bacia mesopotâmia a milhares de anos antes de Cristo, utilizavam em sua liturgia, hinos e cantos salmodiados, influenciando as culturas babilônica, caldéia, e judaica, que mais tarde se instalaram naquela região.
A cultura egípcia, por volta de 4.000 anos a.C., alcançou um nível elevado de expressão musical, pois era um território que preservava a agricultura e este costume levava às cerimônias religiosas, onde as pessoas batiam espécies de discos e paus uns contra os outros, utilizavam harpas, percussão, diferentes formas de flautas e também cantavam. Os sacerdotes treinavam os coros para os rituais sagrados nos grandes templos. Era costume militar a utilização de trompetes e tambores nas solenidades oficiais.




Na Ásia, a 3.000 a.C., a música se desenvolvia com expressividade nas culturas chinesa e indiana. Os chineses acreditavam no poder mágico da música, como um espelho fiel da ordem universal. A “cítara” era o instrumento mais utilizado pelos músicos chineses, este era formado por um conjunto de flautas e percussão. A música chinesa utilizava uma escala pentatônica (cinco sons). Já na Índia, por volta de 800 anos a.C., a música era considerada extremamente vital. Possuíam uma música sistematizada em tons e semitons, e não utilizavam notas musicais, cujo sistema denominava-se “ragas”, que permitiam o músico utilizar uma nota e exigia que omitisse outra.
A teoria musical só começou a ser elaborada no século V a.C., na Antiguidade Clássica. São poucas as peças musicais que ainda existem deste período, e a maioria são gregas. Na Grécia a representação musical era feita com letras do alfabeto, formando “tetracordes” (quatro sons) com essas letras. Foram os filósofos gregos que criaram a teoria mais elaborada para a linguagem musical na Antiguidade. Pitágoras acreditava que a música e a matemática formavam a chave para os segredos do mundo, que o universo cantava, justificando a importância da música na dança, na tragédia e nos cultos gregos.
É de conhecimento histórico que os romanos se apropriaram da maioria das teorias e técnicas artísticas gregas e no âmbito da música não é diferente, mas nos deixaram de herança um instrumento denominado “trompete reto”, que eles chamavam de “tuba”. O uso do “hydraulis”, o primeiro órgão cujos tubos eram pressionado pela água, era freqüente.
Hoje é possível dividir a história da música em períodos específicos, principalmente quando pretendemos abordar a história da música ocidental, porém é preciso ficar claro que este processo de fragmentação da história não é tão simples, pois a passagem de um período para o outro é gradual, lento e com sobreposição. Por volta do século V, a igreja católica começava a dominar a Europa, investindo nas “Cruzadas Santas” e outras providências, que mais tarde veio denominar de “Idade das Trevas” (primeiro período da Idade Média) esse seu período de poder.
A Igreja, durante a Idade Média, ditou as regras culturais, sociais e políticas de toda a Europa, com isto interferindo na produção musical daquele momento. A música “monofônica” (que possui uma única linha melódica), sacra ou profana, é a mais antiga que conhecemos, é denominada de “Cantochão”, porém a música utilizada nas cerimônias católicas era o “canto gregoriano”. O canto gregoriano foi criado antes do nascimento de Jesus Cristo, pois ele era cantado nas sinagogas e países do Oriente Médio. Por volta do século VI a Igreja Cristã fez do canto gregoriano elemento essencial para o culto. O nome é uma homenagem ao Papa Gregório I (540-604), que fez uma coleção de peças cantadas e as publicou em dois livros: Antiphonarium e as Graduale Romanum. No século IX começa a se desenvolver o “Organum”, que são as primeiras músicas polifônicas com duas ou mais linhas melódicas. Mais tarde, no século XII, um grupo de compositores da Escola de Notre Dame reelaboraram novas partituras de






Organum, tendo chegado até nós os nomes de dois compositores: Léonin e Pérotin. He also began the “Schola Cantorum” that gave great development to the Gregorian chant.
A música renascentista data do século XIV, período em que os artistas pretendiam compor uma música mais universal, buscando se distanciarem das práticas da igreja. Havia um encantamento pela sonoridade polifônica, pela possibilidade de variação melódica. A polifonia valorizava a técnica que era desenvolvida e aperfeiçoada, característica do Renascimento. Neste período, surgem as seguintes músicas vocais profanas: a “frótola”, o “Lied” alemão, o Villancico”, e o “Madrigal” italiano. O “Madrigal” é uma forma de composição que possui uma música para cada frase do texto, usando o contraponto e a imitação.
Os compositores escreviam madrigais em sua própria língua, em vez de usar o latim. O madrigal é para ser cantado por duas, três ou quatro pessoas. Um dos maiores compositores de madrigal elisabetano foi Thomas Weelkes.
Após a música renascentista, no século XVII, surgiu a “Música Barroca” e teve seu esplendor por todo o século XVIII. Era uma música de conteúdo dramático e muito elaborado. Neste período estava surgindo a ópera musical. Na França os principais compositores de ópera eram Lully, que trabalhava para Luis XIV, e Rameau. Na Itália, o compositor “Antonio Vivaldi” chega ao auge com suas obras barrocas, e na Inglaterra, “Haëndel” compõe vários gêneros de música, se dedicando ainda aos “oratórios” com brilhantismo. Na Alemanha, “Johann Sebastian Bach” torna-se o maior representante da música barroca.
A “Música Clássica” é o estilo posterior ao Barroco. O termo “clássico” deriva do latim “classicus”, que significa cidadão da mais alta classe. Este período da música é marcado pelas composições de Haydn, Mozart e Beethoven (em suas composições iniciais). Neste momento surgem diversas novidades, como a orquestra que toma forma e começa a ser valorizada. As composições para instrumentos, pela primeira vez na história da música, passam a ser mais importantes que as compostas para canto, surgindo a “música para piano”. A “Sonata”, que vem do verbo sonare (soar) é uma obra em diversos movimentos para um ou dois instrumentos. A “Sinfonia” significa soar em conjunto, uma espécie de sonata para orquestra. A sinfonia clássica é dividida em movimentos. Os músicos que aperfeiçoaram e enriqueceram a sinfonia clássica foram Haydn e Mozart. O “Concerto” é outra forma de composição surgida no período clássico, ele apresenta uma espécie de luta entre o solo instrumental e a orquestra. No período Clássico da música, os maiores compositores de Óperas foram Gluck e Mozart.
Enquanto os compositores clássicos buscavam um equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade, os compositores do “Romantismo” pretendem maior liberdade da estrutura da forma e de concepção musical, valorizando a intensidade e o vigor da emoção, revelando os pensamentos e sentimentos mais profundos. É neste período que a emoção humana é demonstrada de forma




extrema. O Romantismo inicia pela figura de Beethoven e passa por compositores como Chopin, Schumann, Wagner, Verdi, Tchaikovsky, R. Strauss, entre outros. O romantismo rendeu frutos na música, como o “Nacionalismo” musical, estilo pelo qual os compositores buscavam expressar de diversas maneiras os sentimentos de seu povo, estudando a cultura popular de seu país e aproveitando música folclórica em suas composições. A valsa do estilo vienense de Johann Strauss é um típico exemplo da música nacionalista. No Brasil, Villa Lobos é nosso maior representante.
O século XX é marcado por uma série de novas tendências e técnicas musicais, no entanto torna-se imprudente rotular criações que ainda encontra-se em curso. Porém algumas tendências e técnicas importantes já se estabeleceram no decorrer do século XX. São elas: Impressionismo, Nacionalismo do século XX, Influências jazzísticas, Politonalidade, Atonalidade, Expressionismo, Pontilhismo, Serialismo, Neoclassicismo, Microtonalidade, Música concreta, Música eletrônica, Serialismo total, e Música Aleatória. Isto sem contar na especificidade de cada cultura. Há também os músicos que criaram um estilo característico e pessoal, não se inserindo em classificações ou rótulos, restando-lhes apenas o adicional “tradicionalista”.






























HISTÓRIA DA MÚSICA



A palavra MÚSICA deriva de "arte das musas" em uma referência à mitologia grega, marca fundamental da cultura da antigüidade ocidental.
No entanto muitos estudiosos procuram as origens da música nos períodos anteriores da história do homem, ou seja, na pré-história. A maioria acredita que é muito difícil conceber como os "homens das cavernas" entendiam a música, pois não deixaram vestígios arqueológicos a respeito do entendimento dos sons, fato que permite muita especulação a respeito.
No entanto, a possibilidade de imaginar a música em sociedades Pré-históricas é mais plausível do que se imagina, pois, utilizando os conceitos predominantes na sociologia, encontramos ainda hoje sociedades que vivem na pré-história, em um nível de organização social que não atingiu o estágio de civilização. O exemplo mais fácil para nossa percepção são os indígenas brasileiros, que, na maioria dos casos, vivem ainda no período neolítico, com o desenvolvimento de uma agricultura rudimentar e organização social tribal.
Dessa maneira podemos perceber que o homem na pré-história produzia uma música com caráter religioso, mágico, quer dizer, ritualístico, batendo as mãos e os pés, com um ritmo definido, agradecendo aos deuses ou buscando sua proteção para a caçada ou guerra. No mesmo período os homens passaram a bater na madeira, produzindo um som ritmado, surgindo assim o primeiro instrumento de percussão.





















História da Música
A história mitológica da música, no mundo ocidental, começou com a morte dos Titãs.
Conta-se que depois da vitória dos deuses do Olimpo sobre os seis filhos de Urano (Oceano, Ceos, Crio, Hiperião, Jápeto e Crono), mais conhecidos como os Titãs, foi solicitado a Zeus que se criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos Olímpicos. Zeus então partilhou o leito com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas e, no devido tempo, nasceram as nove Musas.
Entre as nove Musas estavam Euterpe (a música) e Aede, ou Arche (o canto). As nove deusas gostavam de freqüentar o monte Parnaso, na Fócida, onde faziam parte do cortejo de Apolo, deus da Música.
Há também, na mitologia, outros deuses ligados à história da música como Museo, filho de Eumolpo, que era tão grande musicista que quando tocava chegava a curar doenças; de Orfeu, filho da musa Calíope (musa da poesia lírica e considerada a mais alta dignidade das nove musas), que era cantor, músico e poeta; de Anfião, filho de Zeus, que após ganhar uma lira de Hermes, o mais ocupado de todos os deuses, passou a dedicar-se inteiramente à música.
Se estudarmos com cuidado a mitologia dos povos, perceberemos que todo o povo tem um deus ou algum tipo de representação mitológica ligado à música. Para os egípcios, por exemplo, a música teria sido inventada por Tot ou por Osíris; para os hindus, por Brama; para os judeus, por Jubal e assim por diante, o que prova que a música é algo intrínseco à historia do ser humano sobre a Terra e uma de suas manifestações mais antigas e importantes.
História Não-Mitológica
A origem mecânica e não-mitológica da música divide-se em duas partes: a primeira, na expressão de sentimentos através da voz humana; a segunda, no fenômeno natural de soar em conjunto de duas ou mais vozes; a primeira, seria a raiz da música vocal; a segunda, a raiz da música instrumental.








Na história não-mitológica da música são importantes os nomes de Pitágoras, inventor do monocórdio para determinar matematicamente as relações dos sons, e o de Lassus, o mestre de Píndaro, que, perto do ano 540 antes de Cristo, foi o primeiro pensador a escrever sobre a teoria da música.
Outro nome é o do chinês Lin-Len, que escreveu também um dos primeiros documentos a respeito de música, em 234 antes de Cristo, época do imperador chinês Haung-Ti. No tempo desse soberano, Lin-Len -que era um de seus ministros- estabeleceu a oitava em doze semitons, aos quais chamou de doze lius. Esses doze lius foram divididos em liu Yang e liu Yin, que correspondiam, entre outras coisas, aos doze meses do ano.


































JOGRAL

TODOS: SEMANA DA MÚSICA.

______________: A palavra MÚSICA deriva de "arte das musas" em uma referência à mitologia grega, marca fundamental da cultura da antigüidade ocidental.


______________: O homem na pré-história produzia uma música com caráter religioso, mágico, ritualístico, batendo as mãos e os pés, com um ritmo definido.


TODOS: Acredita-se que a música tenha surgido a 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.


_______________:A origem mecânica e não-mitológica da música divide-se em duas partes: a primeira, na expressão de sentimentos através da voz humana; a segunda, no fenômeno natural de soar em conjunto de duas ou mais vozes; a primeira, seria a raiz da música vocal; a segunda, a raiz da música instrumental.


TODOS:A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação.
VIVA A SEMANA DA MÚSICA

















JOGRAL


TODOS: A Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas.

1__________________: Ela se faz presente em todas as mídias, pois é uma linguagem de comunicação universal.


2__________________:Acredita-se que a música tenha surgido a 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.


3___________________: Na história da música são importantes os nomes de Pitágoras, inventor do monocórdio para determinar matematicamente as relações dos sons, e o de Lassus, o mestre de Píndaro, que, perto do ano 540 antes de Cristo, foi o primeiro pensador a escrever sobre a teoria da música.

4__________________:Outro nome é o do chinês Lin-Len, que escreveu também um dos primeiros documentos a respeito de música, em 234 antes de Cristo.

1 e 3______________________________:A origem mecânica e não-mitológica da música divide-se em duas partes: a primeira, na expressão de sentimentos através da voz humana; a segunda, no fenômeno natural de soar em conjunto de duas ou mais vozes; a primeira, seria a raiz da música vocal; a segunda, a raiz da música instrumental.


TODOS:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx












A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos.
Observando que essa Arte faz parte do cotidiano dos nossos alunos de forma prazerosa e que é um instrumento importante para o aprendizado nos motivamos a elaborar e desenvolver esse projeto.






































TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO


  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).( )
  2. Apresentar a história da música em forma de jogral.( )
  3. Apresentar uma paródia com o tema Educação.( )
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.( )
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.( )


TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO


  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).( )
  2. Apresentar uma ilustração da música escolhida e cantada.( )
  3. Apresentar uma dança.( )
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.( )
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.( )

TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO


  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).( )
  2. Apresentar a história da música em forma de jogral.( )
  3. Apresentar uma paródia com o tema Educação.( )
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.( )
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.( )


TAREFAS PROPOSTAS PARA A CULMINÂNCIA DO
PROJETO

  1. Apresentar uma música previamente avaliada pela equipe coordenadora do projeto (Ednuza, Ailta e Márcia).( )
  2. Apresentar uma ilustração da música escolhida e cantada.( )
  3. Apresentar uma dança.( )
  4. Trazer uma pessoa da comunidade para cantar uma música.( )
  5. Apresentar um acróstico com a palavra MÚSICA.( )