Pesquise

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vamos trabalhar

Cuidar e proteger o meio ambiente depende de cada um de nós. Se começarmos pelo nosso mundinho, alí, onde vivemos. Olhando a nossa volta podemos perceber a falta de conhecimento, de amor, de humanidade e até mesmo a sensibilidade individual. Vamos nos amar e proteger aquela que tanto dependemos para sobreviver. Vamos cuidar daquilo que Deus nos deu: esse imenso planeta azul.
Posted by Picasa

Projeto Plant'air

PROJETO PLANT'AR
Apresentação

A E.E. Maria Garcia Pinto Projeto Plant-Air, 21 de setembro de 2008, é uma iniciativa do professor de Inglês, Júlio César, com interdisciplinaridade com outros conteúdos, de natureza ambiental, sem fins econômicos e sem vínculos partidários.
Missão

Preservar e ampliar a Qualidade Ambiental, por meio da valorização de todos os seres do nosso planeta.

Objetivos
  • Defender, preservar e conservar a biodiversidade;
  • Promover o desenvolvimento sustentável;
  • Sensibilizar e conscientizar a sociedade escolar e aos pais;
  • Promover a melhoria da qualidade de vida de Barra do Cuieté.
Ações
  • Efetuar plantio de árvores;
  • Criar unidades de conservação permanentes e dar nomes as arvores com o nome de que plantou ;
  • Promover união da família; aluno e um representante da família apadriando a quem plantar a arvore;
  • Promover programas de Educação Ambiental;
  • Organizar mutirões de plantio e conservação de árvores;
  • Organizar palestras e seminários com autoridades locais.
Realizações
  • Plantio e conservação de aproximadamente 200 mudas de árvores em mediações do distrito de Barra do Cuieté;
  • Conservação da área escolhida na região;
  • Realização de encontros, palestras, sobre meio ambiente;
  • Apresentação de jogral e música;
  • Apresentação de trabalho reciclado (artes);
  • Convidar os envolvidos com meio-ambiente;
  • Conseguir patrocínio para as grades protetoras das plantas;
  • Placa com nome do aluno ou família do mesmo + série e patrocinador;
  • Aluno confeccionar a placa (escrever);
  • Premiar a melhor redação de cada série;
  • Premiar a melhor redação de todas as serie com premio significativo;
  • Mandar convite para a família do aluno e autoridades.
"A realização mais gratificante é poder registrar a mudança que nossas ações de plantio realizam na vida de adultos e crianças. O feed back de todos nas ações da comunidade escolar mais familiares Projeto Plant-Air sempre demonstrar ao aprendizado em relação a valorização do meio-ambiente. Queremos continuar fazendo essa diferença na vida das pessoas e dos nossos alunos".

Culminância: dia 21 de setembro de setembro de 2008
Obs. Deverá ser interdisciplinar e avaliado por todos os conteúdos

“Tudo posso naquele que me fortalece”.

“Ninguém deve deixar de fazer por só poder fazer muito pouco!”

Instituro Terra - Recuperação Ambiental


Instituro Terra - Recuperação Ambiental

http://www.institutoterra.org/m2_sm1.htm
O Instituto Terra assumiu como compromisso a recuperação de 608,69 hectares de Mata Atlântica da Fazenda Bulcão, em Aimorés, Minas Gerais, que estava totalmente degradada quando recebeu o título de Reserva Particular de Patrimônio Natural, em 1998.
Com o plantio de 250,2 mil mudas realizado na última safra (2008/2009), falta recuperar apenas 35% da área da RPPN – tarefa que deverá ser concluída até janeiro de 2012.
Ano após ano, com o apoio de importantes parceiros, foi possível viabilizar o plantio de mais de 1,5 milhão de mudas de árvores na Fazenda Bulcão, originando uma jovem floresta, que hoje abriga mais de 293 espécies florestais arbóreas e arbustivas originárias de Mata Atlântica.

1999-2009

Viveiro

As mudas utilizadas tanto no plantio interno na RPPN quanto nos projetos externos hoje são integralmente fornecidas pelo viveiro do Instituto Terra.
O primeiro viveiro do Instituto Terra foi doado, em 2001, pela Aliança para Conservação da Mata Atlântica (Fundação SOS Mata Atlântica e Conservation International do Brasil). Com capacidade para 68 mil mudas, iniciou a produção em 2002.
Em 2002, o Ministério do Meio Ambiente doou um viveiro maior, com capacidade para 532 mil mudas.

Em 2007, a partir do convênio estabelecido com o Governo de Minas Gerais, através de Secretaria de Meio Ambiente e do Desenvolvimento do Sustentável, foi iniciada nova expansão para garantir uma produção anual de mais de 1 milhão de mudas.
As sementes utilizadas são coletadas num raio de 200 Km da Fazenda Bulcão e cerca de 156 espécies de Mata Atlântica estão sendo desenvolvidas no viveiro.

Pesquisa
Água, fauna e flora


Por se tratar de uma experiência inovadora no país e hoje, mesmo em períodos de seca, apresentam vazões em torno de 20 litros por minuto.
• O crescimento das árvores, apontando para o surgimento de uma floresta de elevada biomassa e diversidade, em uma área que estava completamente degradada.
• O retorno dos animais – muitas espécies que estavam desaparecendo agora encontram no Instituto Terra um refúgio seguro.
Até o momento, foram identificadas na Fazenda Bulcão:
• 172 espécies de aves, sendo que seis delas estão ameaçadas de extinção - Amazona rhodocorytha (chauá), Amazona vinacea (papagaio de peito roxo), Campephilus robustus (pica pau rei), Procnias nudicollis (araponga), Propyrrhura maracana (maracanã) e Sicalis flaveola (canário da terra verdadeiro).
• 33 espécies de mamíferos, sendo duas delas em extinção (categoria de vulnerável) no mundo - Callicebus personatus (sauá ou guigó) e Puma concolor (onça parda, suçuarana) e outras três em extinção no Brasil – Leopardus pardalis (jaguatirica), Leopardus tigrinus (gato do mato pequeno) e Puma concolor (suçuarana/puma/onça parda).
• 15 espécies de anfíbios.
• 15 de espécies de répteis.
• 293 espécies vegetais
O solo encontrado na fazenda é de grande diversidade, predominando solos vermelhos escuro eutróficos, ou seja, de grande fertilidade natural, mas altamente susceptível a erosão, com pequena capacidade de infiltração de água, o que torna urgente sua revegetação
Posted by Picasa






Projeto de Inglês / English's Project


Projeto de Inglês / English's Project

Projeto de Inglês
E. E. Maria Garcia Pinto – Barra do Cuieté
Júlio César Avelino de Souza
ENGLISH’S-FAIR/2008



PESSOAL ENVOLVIDO:
Direção, Especialistas da Educação, Professores, Alunos e Comunidade em geral. Professores e diretores de outras escolas fazendo parte da mesa de júri. Este projeto já acontece desde 2005 e faz parte do planejamento da escola. Além de envolver os alunos, há uma grande participação dos pais e da comunidade local. É um evento que envolve emoções: os vencedores comemoram até o próximo English’s fair e os competidores buscam fazer o melhor para se destacarem.

JUSTIFICATIVA:
O projeto English’s fair, nasceu do desejo de ajudar e ver os alunos interessados e pronunciando as palavras e frases corretamente em Inglês através da música internacional, e ao chegar no ensino médio, possam continuar o processo de aprendizagem de forma lúdica com os recursos pedagógicos oferecido pela musica para os alunos de língua estrangeira inglesa.Uma das principais dificuldades no ensino de idiomas é a falta de material pedagógico e a falta de interesse do aprendizado. Com isso sentir que a musica mudaria tudo. Com duração de um semestre, o projeto que visava a forma lúdica de apresentar o inglês aos alunos começou na escolha da música. Criando um vinculo com o idioma estrangeiro (Inglês).Em seguida vieram os ensaios. Primeiro dividido em grupos; vendo que as equipes mostravam interesse e segurança, incentivei a fazer a apresentação no pátio da escola para os outros alunos. Só se ouvia comentários positivos e as outras turmas questionavam por que a escola toda não apresentava, ou mesmo não fazia um competição entre todas as salas. Claro que aproveitei a oportunidade, com apoio da diretora e supervisora, e lancei o projeto para todas as turmas da escola.Quanto maior era o contato com a música internacional (inglesa), a escrita (writing), a leitura (reading), escuta (listing) e a fala (speaking) se via entre os amigos. Embora tímidos, um lugar de pessoas carentes aos poucos se soltaram criando coreografias.Neste processo, os alunos reescrevem a música, ilustram, traduzem e listam todos os verbos no infinitivo construindo assim seu vocabulário. Passaram a produzir pequenos textos de modo autônomo, interagindo com agilidade e usando estruturas lingüísticas mais complexas.Também foram se sentindo mais preparados para competir entre a própria escola e com outras escolas. Há premiação com troféus e um prêmio especial para os primeiros colocados.Como avaliação, observo o desenvolvimento e o comprometimento de cada aluno nos ensaios e nas apresentações, momento de colaboração com os colegas e a interação de cada um.A música me levou a descobrir o interesse dos alunos e me ajuda a planejar conteúdos que precisam ser enfatizados nas aulas seguintes.O aprendizado não advém da disposição de ler ou de estudar, mas da ação, do fazer, da experiência; O educando aprende “atuando”. O estímulo constante permite ao aluno liberar sua personalidade pela espontaneidade e formá-la pela cultura, através da música, danças e pesquisas. Com este projeto, pretende-se, além de aproximar comunidade/escola, fazer com que o aluno sinta prazer em estar na escola.

ATITUDES DO ALUNO E PROFESSOR:
Interesse, Conhecimento, Auto-estima, Autoconfiança, Interação e cooperação, Valorização e respeito quanto ao próprio trabalho e dos colegas, Reflexão da importância do trabalho em equipe, Sociabilidade.


OBJETIVOS:

  • Despertar o interesse do aluno em relação a cultura Norte-americana.
  • Enriquecer o vocabulário de forma sutil e prazerosa através da música , dança e pesquisa.
  • Conhecer experiência de quem já visitou o país em questão.
  • Combater (evitar) evasão .
  • Promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos.
  • Arrecadar alimento em prol das famílias carentes dos alunos da escola .
  • Aproximar escola e comunidade
  • Ajudar 3º ano Ens. Médio arrecadar dinheiro p/ formatura
  • Aproximar pais ou parentes a escola.
DESENVOLVIMENTO:

Toda a comunidade escolar está inserida no Projeto English’s Fair. Cada turma (5ª ao Ensino Médio e EJA), juntamente com um ou dois professor(res)(disciplina), deverá trabalhar temas ou ítens relacionados à América do Norte ou país com língua inglesa, para maior conhecimento da mesma. As crianças do Ciclo Inicial e Complementar de Alfabetização, o pré-escolar (Educação infantil) da E. Munic. Branca de Neve participarão com danças típicas. Cada aluna deverá trazer alguém de sua família para o prestigiar.DISCIPLINAS, TEMAS :1- Educação Física: Esportes ( focalizando o predominante) – 6ª série – Rodolfo e Natália2- Geografia: Países que fazem parte da América do Norte, fronteira e população - 7ª2 série - Márcia3- Biologia/Ciências: Obesidade e comidas típicas- 3º ano E.M - Isabel4- Matemática: Gráficos (população) – 7ª 1 série -Abigail5- Ed. Religiosa: Religiões ( focalizando a predominante) – 5ª série – Mª Luzia6- História: As 13 colônias/ forma de colonização/ decl. da independ.(4 de julho)- 8ª1 série / 2ºano E.M – Simpliciene / Valnete.7- Port./Literatura: Produção de texto –2º ano E.M./ 8ª2 série – Magda / Vilma8- Física: Pesquisar pelo menos um físico americano, e, se possível uma descoberta ou experiência do mesmo – 1º ano E.M – Patrícia e Leni9- Inglês: Música (cantar em inglês) – 5ª série ao 3º ano E.M - Júlio10- Ciclo e Ed. Infantil: Danças típicas – Três, no máximo – Márcia, Fátima , Anilda, Fernanda, Vilma, Flávia (Míriam).OBSERVAÇÃO: Aproveitando o trabalho em equipe, faremos uma campanha para arrecadação de alimentos para as famílias carentes dos alunos da comunidade escolar. O professor responsável por cada turma será o intermediário para conversar a respeito.Doação: 1 kg de alimento ( quem puder!)CRONOGRAMA:Período: 17/02/08 à 26/08/0517:00 horas: Abertura Oficial (Profº Júlio e Direção)17:30 horas: Explanação do tema(palestrante: Sr. Clébio Gonçalves Chaves)18:30 horas: Início das apresentações.

Verbo to be

1. Inicia-se com os pronomes:

Singular

1ª pessoa do singular: I = eu
2ª pessoa do singular: You= tu ou você
3ª pessoa do singular: He, She e It= ele. ela e isto.

Plural

1ª pessoa do plural: We= nós
2ª pessoa do plural: You= vós ou vocês
3ª pessoa do plural: They= ele ou elas

Temos os pronomes. Podemos iniciar o nosso tão amado verbo "to be" usando os pronomes para dar enfase ao verbo:

Exemplos: no simple present. (Presente simples)

  • Singular
1- I am. ( Eu sou) ou (Eu estou) - vai depender do contexto.
Lembrete: Am é usado somente na 1ª pessoa
2- You are. ( você é) ou (você está)
3- He is ( ele está) ou (ele é)
She is ( ela está) ou (ela é)
4- It is ( isto é) ou (isto está)
Lembrando se que "It" é usado para coisas, objetos e animais.
Observação muito importante:"Is" é usado somente na 3ª pessoa do singular.
Plural
1- We are (nós somos) ou (nós estamos)
2- You are ( vocês são) ou ( vocês estão)
3- They are ( eles ou elas estão) ou (eles ou elas são)
Isn't easy? (não é fácil?)
Mais um lembrete: "Are" é usado somente na 2ª pessoa do singular e na 1ª, 2ª e 3ª do plural.
Até breve, com o verbo "to be" no Interrogative form

SÁBADO, 29 DE AGOSTO DE 2009


Projeto de Inglês / English's Project 2009

Aconteceu neste dia 15 de agosto de 2009 o Quinto Projeto de Inglês, na Escola
Estadual Maria Garcia Pinto em Barra do Cuieté.
Trabalhamos nesse projeto a
promoção e a valorização de cada discente, envolvendo também a comunidade
escolar e local de Barra do Cuieté.
Além dos números apresentados pelos
alunos, estiveram presentes alguns convidados à jurados e a banda Jhonny The Bruce

















Estes meninos são estudiosos e trabalhadores.

Posted by Picasa

As aplicadas.

Posted by Picasa

Todas em proteçao a natureza.

Posted by Picasa

Alunos desempenhando o papel de promoção ambiental.

Posted by Picasa

Professor de educação física com a mão na massa

Posted by Picasa

Que maravilha poder ver um projeto sendo executado

Posted by Picasa

Platando

projeto meio ambiente
Posted by Picasa