Pesquise

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Instituro Terra - Recuperação Ambiental


Instituro Terra - Recuperação Ambiental

http://www.institutoterra.org/m2_sm1.htm
O Instituto Terra assumiu como compromisso a recuperação de 608,69 hectares de Mata Atlântica da Fazenda Bulcão, em Aimorés, Minas Gerais, que estava totalmente degradada quando recebeu o título de Reserva Particular de Patrimônio Natural, em 1998.
Com o plantio de 250,2 mil mudas realizado na última safra (2008/2009), falta recuperar apenas 35% da área da RPPN – tarefa que deverá ser concluída até janeiro de 2012.
Ano após ano, com o apoio de importantes parceiros, foi possível viabilizar o plantio de mais de 1,5 milhão de mudas de árvores na Fazenda Bulcão, originando uma jovem floresta, que hoje abriga mais de 293 espécies florestais arbóreas e arbustivas originárias de Mata Atlântica.

1999-2009

Viveiro

As mudas utilizadas tanto no plantio interno na RPPN quanto nos projetos externos hoje são integralmente fornecidas pelo viveiro do Instituto Terra.
O primeiro viveiro do Instituto Terra foi doado, em 2001, pela Aliança para Conservação da Mata Atlântica (Fundação SOS Mata Atlântica e Conservation International do Brasil). Com capacidade para 68 mil mudas, iniciou a produção em 2002.
Em 2002, o Ministério do Meio Ambiente doou um viveiro maior, com capacidade para 532 mil mudas.

Em 2007, a partir do convênio estabelecido com o Governo de Minas Gerais, através de Secretaria de Meio Ambiente e do Desenvolvimento do Sustentável, foi iniciada nova expansão para garantir uma produção anual de mais de 1 milhão de mudas.
As sementes utilizadas são coletadas num raio de 200 Km da Fazenda Bulcão e cerca de 156 espécies de Mata Atlântica estão sendo desenvolvidas no viveiro.

Pesquisa
Água, fauna e flora


Por se tratar de uma experiência inovadora no país e hoje, mesmo em períodos de seca, apresentam vazões em torno de 20 litros por minuto.
• O crescimento das árvores, apontando para o surgimento de uma floresta de elevada biomassa e diversidade, em uma área que estava completamente degradada.
• O retorno dos animais – muitas espécies que estavam desaparecendo agora encontram no Instituto Terra um refúgio seguro.
Até o momento, foram identificadas na Fazenda Bulcão:
• 172 espécies de aves, sendo que seis delas estão ameaçadas de extinção - Amazona rhodocorytha (chauá), Amazona vinacea (papagaio de peito roxo), Campephilus robustus (pica pau rei), Procnias nudicollis (araponga), Propyrrhura maracana (maracanã) e Sicalis flaveola (canário da terra verdadeiro).
• 33 espécies de mamíferos, sendo duas delas em extinção (categoria de vulnerável) no mundo - Callicebus personatus (sauá ou guigó) e Puma concolor (onça parda, suçuarana) e outras três em extinção no Brasil – Leopardus pardalis (jaguatirica), Leopardus tigrinus (gato do mato pequeno) e Puma concolor (suçuarana/puma/onça parda).
• 15 espécies de anfíbios.
• 15 de espécies de répteis.
• 293 espécies vegetais
O solo encontrado na fazenda é de grande diversidade, predominando solos vermelhos escuro eutróficos, ou seja, de grande fertilidade natural, mas altamente susceptível a erosão, com pequena capacidade de infiltração de água, o que torna urgente sua revegetação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz em receber seu comentário...