Pesquise

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Projeto de Inglês / English's Project


Projeto de Inglês / English's Project

Projeto de Inglês
E. E. Maria Garcia Pinto – Barra do Cuieté
Júlio César Avelino de Souza
ENGLISH’S-FAIR/2008



PESSOAL ENVOLVIDO:
Direção, Especialistas da Educação, Professores, Alunos e Comunidade em geral. Professores e diretores de outras escolas fazendo parte da mesa de júri. Este projeto já acontece desde 2005 e faz parte do planejamento da escola. Além de envolver os alunos, há uma grande participação dos pais e da comunidade local. É um evento que envolve emoções: os vencedores comemoram até o próximo English’s fair e os competidores buscam fazer o melhor para se destacarem.

JUSTIFICATIVA:
O projeto English’s fair, nasceu do desejo de ajudar e ver os alunos interessados e pronunciando as palavras e frases corretamente em Inglês através da música internacional, e ao chegar no ensino médio, possam continuar o processo de aprendizagem de forma lúdica com os recursos pedagógicos oferecido pela musica para os alunos de língua estrangeira inglesa.Uma das principais dificuldades no ensino de idiomas é a falta de material pedagógico e a falta de interesse do aprendizado. Com isso sentir que a musica mudaria tudo. Com duração de um semestre, o projeto que visava a forma lúdica de apresentar o inglês aos alunos começou na escolha da música. Criando um vinculo com o idioma estrangeiro (Inglês).Em seguida vieram os ensaios. Primeiro dividido em grupos; vendo que as equipes mostravam interesse e segurança, incentivei a fazer a apresentação no pátio da escola para os outros alunos. Só se ouvia comentários positivos e as outras turmas questionavam por que a escola toda não apresentava, ou mesmo não fazia um competição entre todas as salas. Claro que aproveitei a oportunidade, com apoio da diretora e supervisora, e lancei o projeto para todas as turmas da escola.Quanto maior era o contato com a música internacional (inglesa), a escrita (writing), a leitura (reading), escuta (listing) e a fala (speaking) se via entre os amigos. Embora tímidos, um lugar de pessoas carentes aos poucos se soltaram criando coreografias.Neste processo, os alunos reescrevem a música, ilustram, traduzem e listam todos os verbos no infinitivo construindo assim seu vocabulário. Passaram a produzir pequenos textos de modo autônomo, interagindo com agilidade e usando estruturas lingüísticas mais complexas.Também foram se sentindo mais preparados para competir entre a própria escola e com outras escolas. Há premiação com troféus e um prêmio especial para os primeiros colocados.Como avaliação, observo o desenvolvimento e o comprometimento de cada aluno nos ensaios e nas apresentações, momento de colaboração com os colegas e a interação de cada um.A música me levou a descobrir o interesse dos alunos e me ajuda a planejar conteúdos que precisam ser enfatizados nas aulas seguintes.O aprendizado não advém da disposição de ler ou de estudar, mas da ação, do fazer, da experiência; O educando aprende “atuando”. O estímulo constante permite ao aluno liberar sua personalidade pela espontaneidade e formá-la pela cultura, através da música, danças e pesquisas. Com este projeto, pretende-se, além de aproximar comunidade/escola, fazer com que o aluno sinta prazer em estar na escola.

ATITUDES DO ALUNO E PROFESSOR:
Interesse, Conhecimento, Auto-estima, Autoconfiança, Interação e cooperação, Valorização e respeito quanto ao próprio trabalho e dos colegas, Reflexão da importância do trabalho em equipe, Sociabilidade.


OBJETIVOS:

  • Despertar o interesse do aluno em relação a cultura Norte-americana.
  • Enriquecer o vocabulário de forma sutil e prazerosa através da música , dança e pesquisa.
  • Conhecer experiência de quem já visitou o país em questão.
  • Combater (evitar) evasão .
  • Promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos.
  • Arrecadar alimento em prol das famílias carentes dos alunos da escola .
  • Aproximar escola e comunidade
  • Ajudar 3º ano Ens. Médio arrecadar dinheiro p/ formatura
  • Aproximar pais ou parentes a escola.
DESENVOLVIMENTO:

Toda a comunidade escolar está inserida no Projeto English’s Fair. Cada turma (5ª ao Ensino Médio e EJA), juntamente com um ou dois professor(res)(disciplina), deverá trabalhar temas ou ítens relacionados à América do Norte ou país com língua inglesa, para maior conhecimento da mesma. As crianças do Ciclo Inicial e Complementar de Alfabetização, o pré-escolar (Educação infantil) da E. Munic. Branca de Neve participarão com danças típicas. Cada aluna deverá trazer alguém de sua família para o prestigiar.DISCIPLINAS, TEMAS :1- Educação Física: Esportes ( focalizando o predominante) – 6ª série – Rodolfo e Natália2- Geografia: Países que fazem parte da América do Norte, fronteira e população - 7ª2 série - Márcia3- Biologia/Ciências: Obesidade e comidas típicas- 3º ano E.M - Isabel4- Matemática: Gráficos (população) – 7ª 1 série -Abigail5- Ed. Religiosa: Religiões ( focalizando a predominante) – 5ª série – Mª Luzia6- História: As 13 colônias/ forma de colonização/ decl. da independ.(4 de julho)- 8ª1 série / 2ºano E.M – Simpliciene / Valnete.7- Port./Literatura: Produção de texto –2º ano E.M./ 8ª2 série – Magda / Vilma8- Física: Pesquisar pelo menos um físico americano, e, se possível uma descoberta ou experiência do mesmo – 1º ano E.M – Patrícia e Leni9- Inglês: Música (cantar em inglês) – 5ª série ao 3º ano E.M - Júlio10- Ciclo e Ed. Infantil: Danças típicas – Três, no máximo – Márcia, Fátima , Anilda, Fernanda, Vilma, Flávia (Míriam).OBSERVAÇÃO: Aproveitando o trabalho em equipe, faremos uma campanha para arrecadação de alimentos para as famílias carentes dos alunos da comunidade escolar. O professor responsável por cada turma será o intermediário para conversar a respeito.Doação: 1 kg de alimento ( quem puder!)CRONOGRAMA:Período: 17/02/08 à 26/08/0517:00 horas: Abertura Oficial (Profº Júlio e Direção)17:30 horas: Explanação do tema(palestrante: Sr. Clébio Gonçalves Chaves)18:30 horas: Início das apresentações.

4 comentários:

Fico muito feliz em receber seu comentário...