Pesquise

terça-feira, 19 de julho de 2011

Tenente Mateus - Palestrando sobre drogas na E. E. Mª Garcia...

 Palestra sobre Drogas


 Alunos adolescentes da Escola Estadual Mª Garcia Pinto, em Barra do Cuieté, reunidos no pátio daescola para ouvirem a palestra sobre drogas.
 O tenente Mateus, iniciou sua palestra falando da prevenção

 ANTES DE TUDO, EDUCAÇÃO, OCUPAR O TEMPO DO ADOLESCENTE, MUITA CONVERSA, SER O MELHOPR AMIGO DO SEU FILHO. RESPONSABILIDADE DO ESTADO E DOS PAIS. 
 E falou também de conceito:


Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no
 organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório). 
 O tenente falou por volta de duas horas. A palestra foi um sucesso. Todos gostaram.

 Os alunos se comportaram muito bem!
 Vivemos hoje,  a triste realidade onde a maioria da população tem em seu meio familiar, problemas com o uso de drogas, o sofrimento imenso que assola tantos lares, só tem uma saída! A Prevenção! A grande maioria das pessoas que se envolvem com vicios, seja lá qual seguimento, alcool, drogas quimicas, etc... entram em um labirinto, e muito muito dificil encontrar a saída, traz sofrimento não somente aos familiares, mãe, pai, filhos, irmãos, mas a sociedade que assiste a verdadeira miséria humana, alguém que muitas vezes poderia estar produzindo, fazendo crescer, desenvolvendo, toma outra direção e desaba com a vida!

Viciados, seja lá em qual for tipo de droga, geralmente começam cedo, aos poucos, e seguem por este caminho medonho, que se enraiza,  e sempre levam a outros tipos de atitudes degradantes, pois a pessoa fica impossibilitada de trabalhar, conviver, e parte para a vida do Crime.

Não existem muitas clinicas de recuperação especializadas ou bem preparadas pra dar apoio ao drogado e seus familiares, fator importante para recuperação e reinclusão na sociedade. Se Deus quiser em breve teremos uma aqui em Conselheiro Pena - Minas Gerais.

 Valeu tenente Mateus! Muito obrigado por se disponibilizar e que Deus continue abencçoando o senhor e sua equipe.


Amar não é pecado - Nicolas Michel

domingo, 3 de julho de 2011

Corpus Christ

No dia 23 de Junho de 2011, Conselheiro Pena viveu um dia emocinante e de muita fé por parte das pastorais da paroquia São José de Conselheiro Pena. 

Além da missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão. Em nossa cidade,Conselheiro Pena, é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como , serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores; neste ano usou se mais a tinta latex colorida . Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão.

Os nossos padres, Pe. Missias e nosso Pároco Flávio ficaram felizes com tantos fieis participando desta festa belissima.

Essas fotos foram cedidas carinhosamente por Moarco e Martinha, coordenadores da equipe de noivos.
Obrigado e até o proximo...