Pesquise

domingo, 31 de outubro de 2010

Festa dos anos 60 - Escola Maria Garcia Pinto



Que belo retrospecto, diretora Cileia, que trás a magia e encantamento de uma época brilhante que parece que passou rápida demais. As vezes encontro e coverso com pessoas que contam que não perdia um cinema, circo, festinhas americanas e falam que foi a época que ,


sempre dizem que:
" juventude é só uma vez na vida e passa rápido" Época inesquecível!

Intressante, e a primeira vez que participo de uma festa neste alto padrão. Obrigado, diretora por ter nos proporcionado este Anos dourados....
feliz de quem os viveu!!!
valeu por tudo. À parte a ditadura da epoca que a historia nos revela,parece que  tudo era curtido demais. Parecia que a nossa juventude,era a  idade dos sonhos e ilusões. Infelismente não vivi estes anos incríveis , mas tenho dentro de minha pessoa um pedaço dessa época , principalmente o rock e nosso eterno Pop Rock construido por feras que nos ensina até hoje estes anos maravilhosos , parabéns por resgatar estes momentos deixo aqui minha admiração. Abraço...

Nasci em 63... posso falar sobre o que meus pais me contaram desses anos dourados...
Gosto imensamente da música e dos filmes dessa época, culturalmente mt rico, além dos borbulhantes e revolucionários anos...
... Quer me ver feliz é convidar-me para uma festa com temática dos ANOS 60, impossível ficar parado!
Gostei muito da festa e voltarei em outras que nosso querido e amado Deus nos permitir para voltar... 
 
Valeu Reinaldo, pelo churrascão regado a cerveja e acompanhado de muito bolo e docinhos... fabricados pela Bete, http://apressados.blogspot.com/


































sábado, 30 de outubro de 2010

HALLowEeN na Escola Maria Garcia Pinto

           Oi galera, neste dia 29 de outubro antecipamos nossa festa aqui na escola
Maria Garcia Pinto. Foi muito legal. Quem nao foi perdeu uma grande festa.
Os alunos da terceira serie do ensino medio comandaram tudo. Parabens e muito obrigado pelo desempenho que tiveram.
          Quero aproveitar o encejo e dizer a todos que nos somos cristaos e que amamos e adoramos o nosso Deus, o criador de todas as coisas. Esta festa foi com o intuito de promover uma interaçao, socializaçao e uniao dos anos iniciais e finais  entre os discentes. Por trabalhar com a lingua inglesa, acho necessario que a escola passe a cultura do povo que fala o Ingles e aproveitando a oportunidade deixo aqui um pouco da historia dessa festa tao comentada por todos.  

 O Halloween eh uma festa muito popular nos Estados Unidos e Inglaterra, celebrada no dia 31 de outubro. Os sacerdotes Druidas da Gra-Bretanha Antiga acreditaram que as bruxas, demonios e espritos de pessoas mortas ficavam pairando na vespera de 1 de novembro.
Para se proteger dos maus espiritos, os Druidas ofereciam a eles coisas para comer e se disfarcavam com mascaras, para que os espritos nao lhes fizessem mal. Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween, hoje em dia, eh uma das festas mais populares em muitos paises, inclusive aqui no Brasil.


A ORIGEM DO NOME HALLOWEEN... A igreja catOlica designou o dia 1 de novembro para honrar todos os santos (All Saints or All Hallows). A noite anterior ao Dia de Todos os Santos (All Saints Day) era chamada Noite de Todos os Santos (All Hallows Even). Esta expressao (All Hallows Even) foi abreviada para Halloween
Na Vespera do Dia de Todos os Santos, as criancas fazem mascaras, cada uma mais 'terrivel' que a outra e saem as ruas para 'amedrontar' as pessoas. Visitam as casas e recebem doces e dinheiro. Costumam furar aboboras em forma de face humana e dentro colocam velas acesas para dar a ideia de terror, de bruxa. 
 
 Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagorico, meninos e meninas percorrem as casas repetindo a frase: TRICK OR TREAT? Travessuras ou Gostosuras?

 MITOS E LENDAS DO HALLOWEEN....Ainda segundo a crenca antiga, a noite do dia 31 de Outubro envolve uma nebulosa magia. Segundo essa crenca ninguem nasce ou morre nesta data em vao, eles sao escolhidos. Acredita-se que se a pessoa boa morre nesta data a sua alma vai para um vale encantado cheio de gracas e maravilhas que nunca poderiam ser descritas aqui.

. Se a pessoa eh ma ao morrer nesta data ela fica presa num vale de sombras penando pela eternidade se juntando aos outros espiritos maus que ja se foram.
 . Ao nascer neste dia 31 a pessoa tem uma magica natural que carregara por toda a sua vida.
 Se for uma pessoa boa, tem seu caminho abencoado e pode mudar tudo a sua volta, mas se a pessoa for dominada pelo seu lado mau, ela perdera seu encanto e sera uma frustracao de vida, porque jamais conseguira fazer mal algum.
 That's rigth!
 Let's waiting next year...
Thanks a lot my headmaster for everything you had done to us. 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tempos Modernos – Um tratado de sociologia

escrito:FlavioPerina
“Homens, não sois máquinas; homem é o que sois...” C. Chaplin

O filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, traz em seu roteiro muitas discussões sociológicas. Tentaremos a seguir localizar alguns desses temas:

Ser Humano - A primeira tirada do filme, mostra ovelhas caminhando para o abatedouro, mostrando em seguida uma multidão, caminhando, mostrando que a sociedade trata o ser humano, como animais caminhando para a morte;

Capitalismo - Um dos temas mais discutidos, principalmente a pressão do capital sobre o trabalhador, cada vez maior representada pelo patrão onipresente, que através de um telão controla a todos e sempre pede mais produção;

O Poder da Minoria sobre a maioria, pelo domínio de tecnologias avançadas e de “chefes” que mesmo saindo do seio da classe trabalhadora, exercem uma pressão violenta pelo aumento da produtividade;

Lucro – Em nome do lucro, o capital tenta transformar homens em máquinas, inclusive tentando inventar engenhocas para que o trabalhador não precise parar, nem mesmo para comer;

Sistema – O empregado não conseguindo acompanhar o ritmo alucinante que lhe cobram, acaba sendo engolido pelo sistema (é o simbolismo mais forte do filme);

Repressão –
O poder de polícia que deveria ser para proteger o cidadão está sempre ao lado de quem tem o poder econômico;

Crise Financeira – O fechamento de fábricas, causa um grande problema de desemprego;

Desemprego – Aparece em várias cenas, em portas fechadas, depressão por estar desempregado e outras;

Fome – É o retrato de um país onde o desemprego e grande. É mostrado por meio da menina faminta, roubando banana para comer, a prática de roubo ou de barrigas roncando; Manifestações Populares – O apoio a manifestações populares contra a fome e o desemprego é explícito no filme, assim como a contrariedade à repressão policial aos movimentos populares;

Violência – A violência, também é retratada de várias formas: a violência policial, tanto na repressão às massas, principalmente quando do assassinato de um manifestante. A violência de separar irmãos por serem órfãos ou ainda no roubo, à mão armada à Loja de Departamentos;

Menina de Rua – Essa realidade também é mostrada, da menina órfã separada da família, que cai na vida e tenta sobreviver de pequenos furtos;

Sonho da Casa Própria – Essa eterna perseguição do homem por um cantinho só seu tem dois bons momentos no filme: quando vêem um casal se despedir na porta de casa e quando vão morar em um barraco, caindo aos pedaços;

Entrada da Mulher no Mercado de Trabalho – A entrada da mlher no mercado de trabalho, é pela porta dos fundos, com um sub-emprego; O filme “Termpos Modernos” é isso um verdadeiro tratado sociológico, mas, também foi bom descobrir que, Chaplin já pensava na “teletela”, que tudo via e tudo ouvia, que foi “plagiada” por George Orwell, 13 anos depois, no livro 1984, representada pelo Grande Irmão (Big Brother). Além disso, “Tempos Modernos” é um alerta contra os riscos dos capitalismo e da transformação de homens em máquinas produtivas. Até hoje o homem ainda não percebeu que isso está acontecendo.

Tempos Modernos – Um tratado de sociologia Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/795932-tempos-modernos-um-tratado-sociologia/

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Prova de sociologia

ESCOLA ESTADUAL MARIA GARCIA PINTO

AVALIAÇÃO Intermediária – Bimestral 2º Sociologia 07/2010

DISCIPLINA:________________________PROFESSOR:______________________

NOME DO ALUNO:______________________SÉRIE: 2ª e 3ª série do ensino médio

DATA:_______________ VALOR TOTAL:__________________ NOTA:___________

Cada questão é seguida de quatro respostas possíveis — A a D —, mas uma e só uma entre elas é a resposta correta.- Se escolher mais do que uma , a sua resposta será anulada.

Para cada uma das questões que se seguem, selecione a alternativa correta

1. Os elementos da cultura — I. Castelos e II. Festas Populares classificam-se como elementos:

a. I. Espirituais e II. Tradicionais;

b. I. Materiais e II. Espirituais;

c. I. Materiais e II. Físicos;

d. I. Físicos e II. Recreativos.

2. Os elementos espirituais da cultura englobam:

a. as idéias, as crenças e os instrumentos de trabalho;

b. a linguagem, as crenças e os valores;

c. as técnicas, as normas e os valores;

d. as idéias, os instrumentos de trabalho e a linguagem.

3. A cultura representa tudo o que é herdado e pertence à natureza biológica do homem.

Esta afirmação é:

a. falsa, porque a cultura é tudo aquilo que é aprendido, produzido e partilhado pelos membros de uma comunidade;

b. verdadeira, porque a cultura é tudo aquilo que foi herdado e partilhado por uma civilização, ao nível material e técnico;

c. falsa, porque a cultura é tudo aquilo que é partilhado, ao nível intelectual, pelos indivíduos que beneficiaram de uma educação apropriada;

d. verdadeira, porque a cultura é tudo o que foi herdado e partilhado por grupos sociais privilegiados.

4. A cultura é um produto da atividade humana.

Esta afirmação é:

a. falsa, porque a cultura adquire-se por herança biológica e pela aprendizagem social;

b. verdadeira, porque a cultura concretiza o sistema de interações entre o homem e a natureza;

c. falsa, porque a cultura é transmitida por herança, como se tratasse de qualquer bem patrimonial;

d.verdadeira, porque a cultura é herdada pelos indivíduos que, simultaneamente, a podem também alterar.

5. Os comportamentos sociais correspondem a:

a. maneiras de agir que corporizam valores e normas;

b. regras de conduta exteriores aos indivíduos;

c. concepções gerais que se baseiam em valores;

d. modelos normativos que padronizam práticas sociais.

6. O etnocentrismo cultural pressupõe a aceitação da diversidade de padrões de cultura.

Esta afirmação é:

a. verdadeira, porque todas as comunidades têm culturas diferentes umas das outras;

b. falsa, porque o etnocentrismo cultural resulta do fato de uma comunidade, ou um indivíduo, considerar a sua cultura superior à dos outros;

c. verdadeira, porque o etnocentrismo cultural considera que os padrões culturais das sociedades primitivas são diferentes;

d. falsa, porque todas as comunidades fechadas têm comportamentos de intolerância face às culturas superiores.

7. A ordem social corresponde a:

a. formas estáveis de interação social;

b. maneiras de pensar e de agir não conformistas;

c. formas de pressão para prevenir comportamentos desviantes;

d. sistemas de recompensas e de punições.

8. Os membros de um grupo comportam-se, em todas as situações da vida social, de acordo com as normas vigentes e socialmente aceites.

Esta afirmação é:

a.verdadeira, porque os indivíduos são socializados para terem comportamentos considerados normais, dentro do grupo social a que pertencem;

b. falsa, porque os indivíduos são socializados para terem liberdade de optar por valores e normas de qualquer grupo social;

c. verdadeira, porque os indivíduos são sujeitos aos mecanismos de controlo social, caso violem os modelos impostos;

d. falsa, porque os indivíduos podem rejeitar os valores aceites pelo grupo, violando, assim, as normas sociais.

9. Quais os os dois processos básicos pelos quais se dá o crescimento do patrimonio cultural de um grupo ?


10. O que você entende por subcultura e contracultura? Dê um exemplo de cada conceito.


11) Explique com suas palavras o objetivo do controle social.


Para você refletir: “Meus olhos estarão sobre espelhos, pensando nos caminhos que existem dentro das coisas transparentes.” ( Cecília Meireles)

Prova de filosofia

ESCOLA ESTADUAL MARIA GARCIA PINTO

AVALIAÇÃO Intermediária – Bimestral 2º Filosofia 07/2010

DISCIPLINA:________________________PROFESSOR:______________________

NOME DO ALUNO:______________________SÉRIE: Número________

DATA:_______________ VALOR TOTAL:__________________ NOTA:___________

A Grécia é a única parte do mundo antigo onde a sabedoria do Homem encontrou seu caminho, e onde por efeito de um feliz equilíbrio de forças da alma e de um longo trabalho para adquirir a medida e a disciplina do espírito, a razão humana atingiu a idade de sua força e maturidade”.

(Introdução Geral à Filosofia – Jacques Mauritain – pp 33)

Questão 1

a) Identifique os fatores que levaram ao surgimento da Filosofia na Grécia.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2

b) Por que há uma oposição irrestrita entre o pensamento filosófico e religioso (mítico)

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

Questão 3

Alguns dos fatores socioeconômicos e culturais que favoreceram o nascimento da filosofia são:

( ) a decadência econômica das colônias gregas da Magna Grécia, após as invasões dóricas e a laicização da cultura, que se vai tornando mais cosmopolita.

( ) a passagem de uma economia nômade para uma economia agrícola e a existência dos escravos, liberando os gregos para a vida contemplativa.

( ) a expansão do Império alexandrino até a Ásia menor, favorecendo o contato dos gregos com culturas de desenvolvido pensamento abstrato.

( ) o nascimento das cidades-estados e o concomitante desaparecimento dos mestres da

verdade (o poeta, o adivinho e o mago).

( ) o fim da guerra do Peloponeso, a descentralização do poder de Atenas e a

invenção da escrita, damoeda e do calendário.

Questão 4

O sábio, isto é, o Sofista, usando a arte da persuasão, consegue fazer com que pareçam

como melhores não as opiniões mais chegadas à verdade, mas as mais vantajosas”.

(Curso de Filosofia – Batista Mondin – pp 43).

Identifique nesse fragmento alguma característica da sociedade contemporânea.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

Questão 5

Existe relação entre mito e realidade? Exlplique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 6

Qual a finalidade dos mitos para a humanidade?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 7

Diferencie:

- Mito:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


- Filosofia: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

-Ciência: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 8

Porque podemos dizer que a ciência constituiu-se como mito na modernidade?

Questão 9

Porque o homem contemporâneo ainda utiliza mitos no seu cotidiano?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Questão 10

Qual a relação dos mitos que você conhece com as ideologias presentes na sociedade capitalista?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para você refletir: “Meus olhos estarão sobre espelhos, pensando nos caminhos que existem dentro das coisas transparentes.” ( Cecília Meireles) - Boa prova - Júlio


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Visita a Fábrica de Bombom Garoto




Oi pessoal!! No dia 06 de outubro visitamos a mais deliciosa fábrica de bombons garoto...
Perceberam que ando meio atarefado? Consegui dez minutos para dar uma satisfação a vocês, alunos e amigos...
Aqui estamos aguardando ansiosos o momento da visitação...
Como podem ver, estamos em um grupo de professores, alunos e as nossas queridas diretora (Ciléia) e supervisora (Edinusa)
Gostaria de poder dizer todos os nomes...
Este bichinho bombom faz tanto sucesso...
Esses rapazes comeram bombom prá lá...
Que maravilha poder ter uma disponibilidade para viajar com alunos...


Os alunos comprando na lojinha da fábrica...

A hora do almoço, fomos a um restaurante muito bom a praia da costa...
Nossos alunos ficaram empolgantes com o passeio e se deleitaram...
A nossa diretora sentiu uma dor no pé. Fomos ao convento subindo a pé pela estrada principal e voltamos pela estrada mais primitiva.... Foi lindo!