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quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nao nega- Nicolas michel

Este é meu filho Nicolas Michel

projeto Cultural – professor Júlio Filosofia, Sociologia e História

Sempre tive uma grande preocupação em estimular a interação dos alunos com as diferentes manifestações culturais e artísticas, o que me fez implantar um espaço especial para esse trabalho, neste sábado 17 de Junho, além do já reservado no currículo escolar, através da festa junina, o Teatro que iniciei o ano passado, dando o nome um dia de teatro na escola e o projeto de meio ambiente e a Música e a Literatura dentro do projeto de ingles: são os chamados dias Culturais, que acontecem, esporadicamente em nossa escola, conforme a programação do English’s project , com apresentações de teatro, música, dança, especialmente marcado para 21 de agosto de 2010 que está se tornando um projeto cultural da escola. Ah! estava me esquecendo de mencionar o Jornal da escola, que eu acredito que esteja atrasado o seu segundo exemplar e não abolido da cultura Maria Garcia Pinto.

Toda a ação educativa revela, necessariamente, um conjunto de concepções e uma visão de mundo, que a tornam mais ou menos coerente, mais ou menos consistente, na medida em que essa concepção está mais ou menos consciente por toda uma equipe de profissionais de uma escola. Acredito que o ser humano está em processo contínuo de descoberta, sendo um sistema aberto de reestruturação sucessiva.

Nesse processo em que vai se modificando, pela influência dos outros e do meio, também vai modificando o meio e os outros, numa interação e troca constantes. Ao mesmo tempo em que poderia ser uns projetos permanentes, no sentido de que seu desenvolvimento está ligado a uma tendência “atualizante”, caracterizando-se, segundo Piaget, por um processo progressivo de adaptação, o ser humano é pleno em cada período de sua vida, na medida em que cada momento é o resultado de todas essas influências, combinadas com suas próprias características (da pessoa e do período em si), e, portanto, é único. Cada etapa é única, com possibilidades, necessidades e concepções diferentes.

Por cultura entendemos o conjunto de conhecimentos, valores, normas, procedimentos e tecnologias construído por um grupo social determinado e que dá um caráter específico a esse grupo, diferenciando-o de outros e constituindo um determinado tipo de sociedade. É algo, portanto, a ser assimilado pelo conjunto dos alunos desse grupo social, no sentido de sua integração a ele como um membro ativo. Ao mesmo tempo, a cultura herdada é apenas um ponto de partida para esse novo grupo ou geração, que, necessariamente, como agente de criação cultural, transforma, transgride, cria e recria, construindo ou reconstruindo o seu próprio mundo e, teoricamente, avançando.

Fiquei feliz e emocionado com alguns trabalhos apresentados em sala de aula e pude observar que naquele momento pude observar que O conhecimento está diretamente ligado ao processo de conscientização, numa aproximação crítica da realidade. Ou seja, quanto mais conhecimento, maior a possibilidade de estabelecer relações, de pensar, de refletir e, portanto, de se posicionar, numa perspectiva crítica.

Nesse sentido, a educação, particularmente a educação escolar, se torna imprescindível como articuladora, num todo unitário, da cultura e do desenvolvimento individual. É a forma como a sociedade ajuda seus novos membros a assimilarem a experiência coletiva historicamente acumulada e culturalmente organizada (na qual estão incluídos os instrumentos cognitivos de natureza simbólica e seus usos, ou seja, os processos psicológicos superiores), favorecendo, ao mesmo tempo, seu desenvolvimento pessoal.

Sabemos que outras práticas sociais, como o convívio familiar, a interação com os meios de comunicação de massa, em especial a TV, e as atividades de lazer, também cumprem essa função educacional. Porém, acreditamos que não seriam suficientes essas práticas sem a educação escolar, uma vez que a participação mais ou menos espontânea da criança nas atividades habituais dos adultos e das outras crianças, assim como sua observação e imitação, não são suficientes para assegurar-lhe um desenvolvimento pessoal adequado. Ou seja, existem certos aspectos desse desenvolvimento, considerados importantes na nossa cultura, que não têm lugar de forma satisfatória, ou que não têm lugar em absoluto, a não ser que se ministre uma ajuda específica ou que se ponha em marcha atividades especialmente preparadas com essa finalidade. São, portanto, atividades que correspondem a uma finalidade e que são executadas de acordo com um plano de ação determinado; isto é, atividades que estão a serviço de um projeto educacional.

Assim, a educação escolar é um ato fundamentalmente político, envolvendo escolhas que dão uma cara a esse projeto e que estão explicitadas, hoje aqui, na forma concreta desenvolvido pelos os alunos do 9º ano, 1ª, 2ª e 3ª séries e a EJA estão promovidos a apresentar –nos as culturas das regiões do nosso Brasil.
Essas escolhas têm relação, como salientei de início, com as concepções do conjunto da equipe dos alunos e professor dentro do conteúdo de sociologia e filosofia.
O
bjetivo desse projeto é formar pessoas:

  • Abertas, flexíveis e competentes intelectualmente, capazes de respeitar e discutir idéias diferentes das suas, considerando-as, aprendendo também com elas e sendo capazes de reformular as suas próprias;

  • Solidárias e tolerantes, capazes de conviver democrática e afetuosamente com o outro e com as diferenças;

  • Cooperativas, capazes de integrar-se aos seus grupos de convivência, contribuindo e comprometendo-se com as ações desses grupos, como membros ativos e importantes, ou de formar/propor novos grupos ou novos objetivos a serem perseguidos pela ação coletiva;

  • Com sede de conhecimento, com espírito investigativo, inteligentes e instruídas, capazes de formular questões e resolver problemas, de se sentir instigadas diante dos desafios, de valorizar as diferentes estratégias de solução, as diferentes fontes de conhecimento e as diferentes versões de um mesmo fato, tendo em vista a construção de uma visão mais ampla e de um Posicionamento mais consistente e crítico;

  • Persistentes, capazes de perseguir seu objetivo com garra e de se empenhar em dar o melhor de si a cada momento.

  • E conhecer nossa cultura que é tão diversificada.

Conhecer é agir sobre o objeto de conhecimento e transformá-lo, num processo de acomodação que, apesar de desenvolvido e enriquecido pelo contexto social, ou seja, pela possibilidade de troca com iguais ou diferentes, é sempre individual, em função da percepção diferenciada.

Agradeço a todos os alunos, professores, o pedagógico, os pais que trabalharam muito, a direção, a minha esposa Bete e os amigos e colaboradores: Dª Maria e o senhor Zezinho.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A hora do conto - Na E. E. Mª garcia PInto


A
E. E. MARIA GARCIA PINTO, SENTIR-SE-À
HONRADA COM SUA PRESENÇA NA CULMINÂNCIA DAS ATIVIDADES DO
PROJETO HORA DO CONTO COM A PARTICIPAÇÃO DE NOSSOS ALUNOS DO
1º AO 5º ANO E ALUNOS DO TEMPO INTEGRAL,
COM TEATRO EM UMA ÚNICA APRESENTAÇÃO E OFICINAS. SUA PRESENÇA SERÁ
MUITO IMPORTANTE.

OBJETIVOS
Oportunizar a criatividade, imaginação, humor.
Conhecer diversas Histórias infantis;
Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
Desenvolver o hábito de ouvir com atenção, e habilidades sociais.



CRONOGRAMA:
6ª FEIRA: DIA 16/07 ÀS 10:00 HORAS PROFESSORA: CREUZA MARIA E ALUNOS DO 1º ANO APRESENTANDO :
OS TRÊS PORQUINHOS

2ª FEIRA: DIA 19/07 ÀS 10:00 HORAS PROFESSORA: MARIA LUZIA E ALUNOS DO 2º ANO APRESENTANDO :
DONA BARATINHA

3ª FEIRA: DIA 20/07 ÀS 10:00 HORAS PROFESSORA: FLÁVIA SABINO E ALUNOS DO 3º ANO APRESENTANDO :
JOÃOZINHO E MARIA

4ª FEIRA: DIA 21/07 ÀS 10:00 HORAS PROFESSORA: CELESTE, RODOLFO E MARIA ELÍZIA E ALUNOS DO TEMPO INTEGRAL E 5º ANO APRESENTANDO :
CINDERELA

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

5ª FEIRA, DIA 22/07 ÀS 10:00 HORAS PROFESSORA: GEANE E ALUNOS DO
4º ANO APRESENTANDO:
A BELA E A FERA

6ª FEIRA: DIA 23/07 ÀS 10:00 HORAS PROFESSORA: EDNUZA VALENTIM , COM O 4º ANO APRESENTANDO :
CHAPEUZINHO VERMELHO

SUPERVISORA: LUCIANA ANDREA RIBEIRO SILVEIRA