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terça-feira, 29 de junho de 2010

Noticias do SINDUTE MG

Sind-UTE/MG acompanha votação do Projeto de Lei

Trabalhadores/as da educação lotaram as galerias da Assembleia Legislativa para votação em segundo turno do Projeto de Lei nº 4.689/10, ocorrida por volta das 14h de hoje, 28 de junho. Sessenta e três deputados estiveram presentes no Plenário.

Várias ações antecederam as votações em 1º e 2º turnos, coordenadas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG). A coordenadora geral do Sindicato, Beatriz Cerqueira afirma que o Sindicato vai estudar como ficou o projeto na íntegra e que a categoria continua mobilizada. “A união é nossa força e por isso conseguimos garantir dois dos cinco pontos defendidos pela categoria”, explica.

São eles:

1) Inclusão do mecanismo de reajuste definido na Lei Federal nº 11.738/08, que é baseado no custo aluno qualidade. Neste caso, fica garantida a definição clara de periodicidade e instrumento de reajuste e/ou atualização dos valores constantes nas tabelas salariais, evitando assim novo congelamento salarial.

2) Antecipação da vigência do subsídio. O projeto original estabelecia que os valores seriam aplicados em 1º de março de 2011, o que não interessa à categoria. Segundo o deputado Mauri Torres, líder do Governo no Legislativo Mineiro, isso será modificado de forma que a vigência seja 1º de janeiro do próximo ano.

A direção irá analisar a redação final do Projeto, fará suas considerações e vai repassar informes para toda a categoria.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Disciplina, um assunto que ultrapassa os muros da escola

Vemos através da mídia que a sociedade, de forma geral, está voltada às questões disciplinares nas escolas e que o temadisciplina nunca foi tão discutido e apresentado pelos meios de comunicação como nos dias de hoje.

Escutamos, por outro lado, educadores culparem as famílias de seus alunos por não darem limites. Também ouvimos pais colocarem a responsabilidade na escola, por não conseguir manter a disciplina com seus filhos. É possível perceber com mais clareza que o que acontece é uma grande crise de valores, de moral e de ética. Além disso, é perceptível a falta de responsabilidades, comprometimentos, a alta velocidade do descartável e conhecimento volátil, que o adolescente não consegue administrar.

Seria omissão por parte da escola pensar que se responsabilizar pela construção da moral e ética dos seus alunos é papel somente da família? A rotina das crianças e dos adolescentes está cada vez mais limitada a condomínios fechados e também ficando presos a um encantador mundo virtual que a tecnologia disponibiliza de forma sedutora e fácil. Sendo assim, os estudantes em sua maioria, encontram na escola, o espaço e o tempo maior para um convívio social e para o diálogo.

Ao ingressar na escola, a criança vai se defrontar com o outro, vai aprender a dividir espaços e principalmente a atenção de adulto, onde vai aprender a conviver socialmente com um grupo que não seja o seu ambiente familiar. Com isso, a escola oportuniza à criança o desenvolvimento pessoal e social.

A escola não pode ser omissa quanto ao desenvolvimento da dimensão da ética e da moral. Esses valores devem ser trabalhados diariamente, desde a educação infantil, perpassando toda a trajetória do estudante em sua vida escolar, através de projetos interdisciplinares que abordem o cultivo da solidariedade e da paz.

O que se pode dizer é que nossos estudantes estão carentes de limites e de exemplos positivos de adultos. Daí crianças e adolescentes inseguros, sem discernimento daquilo que é certo e do que é errado, não sabendo ao certo a quem ouvir e o que ouvir.

O limite dado com afeto e diálogo contribui para que a relação se dê permeada de respeito. A garantia da permanência desse limite, oportuniza à criança o seu desenvolvimento e a construção de sua autonomia. Limite é cuidado, é tradução real de amor que o adulto pode manifestar para com uma criança.

A disciplina é elemento básico para que o estudante se sinta em ambiente verdadeiramente organizado e seguro, e é fator imprescindível para que ocorra aprendizagem.

Champagnat orientava os primeiros Irmãos a conquistarem a obediência dos seus alunos não pelo medo, mas pela compreensão de que as normas e convenções existem para o bem comum.

Em cada episódio que se apresenta na mídia, referente a temas, como indisciplina, agressividade, falta de limite por parte dos estudantes, as perguntas que devemos fazer são: Quem é o responsável por esta situação? Como podemos resolvê-la?

Quem faz a educação acontecer somos todos nós, adultos/ crianças/ adolescentes/ educadores/ pais, portanto, cada um tem a sua parcela de responsabilidade.

É no convívio que a criança e o adolescente aprendem, através dos exemplos e atitudes coerentes dos adultos e até mesmo a partir de momentos de rotina mais simples do dia-a-dia. Na escola, a forma como o educador faz a cobrança, dirige o olhar, transmite sua linguagem e com clareza exercita a coerência entre o dito e o feito se realiza a formação do aluno.

O limite e a disciplina dentro da escola se dão a partir da apresentação de regras claras, vivenciadas por todos, e principalmente compreendidas que existem para o bem comum. Todos que compõem uma instituição de ensino estão diretamente ligados à formação dos educandos: funcionários e colaboradores estão envolvidos e são vistos pelos estudantes como adultos e modelos, por isso a importância da coerência entre a teoria e a prática.

A conquista da autonomia pela criança é um dos principais objetivos da educação, pois capacita a considerar os diversos fatores que se apresentam numa situação de escolha da ação adequada. Quando ela considera o ponto de vista dos outros ao fazer suas escolhas percebe que sua liberdade tem limites definidos, que exigem honestidade, responsabilidade, ação reflexiva e respeito ao direito das demais pessoas. (PPM, p. 31)

O papel da escola não se limita à aprendizagem formal, educa para a vida e para o exercício da cidadania, transforma a escola tradicional na escola moderna que vivemos hoje. Buscamos, através de uma aprendizagem sólida e sadia, uma liderança solidária, para que em um futuro próximo exerçam na sociedade seu papel com princípios de respeito, de solidariedade visando ao bem comum.

Nós somos a escola, este é o nosso trabalho e nossa missão e, ao contrário de ficarmos a procurar culpados, precisamos ter clareza de que somos responsáveis. A escola é um espaço de vida, de trocas de experiências, de construção do saber, na busca do aprender a conviver e saber Ser, a vivenciar valores de ética, de moral e de cidadania.

Enfim, é na escola que muitos de nossos alunos terão a possibilidade e a oportunidade de construção de seu Projeto de Vida, fundamentado nos reais valores de que a sociedade está tão carente.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Governador Antonio Anastasia apresenta proposta de modernização e aumento salarial das carreiras da Educação

Proposta prevê subsídio de R$ 1.320 para professores da Educação Básica de Nível Superior com jornada de 24 horas e cria nova opção de jornada de 30 horas, com subsídio de R$ 1.650

O governador Antonio Anastasia apresentou, nesta segunda-feira, (14/06), no Palácio da Liberdade, proposta que reestrutura, moderniza e cria nova política remuneratória em parcela única (subsídio) para as carreiras dos servidores da Educação. Segundo o governador, a nova proposta aumenta o salário inicial, incorpora todas as vantagens permanentes, reduz disparidades entre as remunerações de servidores com a mesma função e torna mais atraente a carreira do Magistério, com promoção a cada cinco anos e progressão a cada dois anos.

“Estamos apresentando uma nova proposta de remuneração para os professores do Estado, para a Educação como um todo. Na realidade, neste momento se apresenta também ao Sindicato essa mesma proposta e nós estamos criando um novo padrão de remuneração no Estado. Na realidade, estamos incorporando em um só padrão remuneratório, que se chama subsídio, todas as parcelas que hoje compõem a remuneração. Então, aqueles famosos e populares penduricalhos estão sendo todos extintos. Estão sendo todos incorporados e transformados em um só valor chamado de subsídio”, afirmou o governador, em pronunciamento à imprensa.

O ingresso na carreira do professor exigirá nível superior em curso de Licenciatura Plena. Pela proposta, o professor em início de carreira com jornada de 24 horas semanais e formação em curso superior de Licenciatura Plena passa a receber R$ 1.320,00, pago em parcela única. Haverá a possibilidade de opção para jornada de 30 horas com 20 horas em sala de aula e 10 horas de preparação. Neste caso, o subsídio em início de carreira será de R$ 1.650,00.

“Estamos criando uma nova jornada de trabalho que é facultativa. E essa jornada é de 30 horas, sendo 20 horas de aula e 10 horas de preparo. São somente mais duas horas de aula em relação ao que tem atualmente. Nesse caso, para a jornada de 30 horas, o subsídio é de R$ 1.650,00 para início de carreira. E é claro que tem as promoções, as progressões posteriores”, disse o governador.

Avanços - Os reajustes na remuneração poderão variar entre 18% e 100%, dependendo da situação de cada servidor em relação ao seu tempo de serviço. Segundo Antonio Anastasia, a implantação da nova política remuneratória só foi possível em razão de uma ação planejada do Governo de Minas nos últimos sete anos, que se converteu em vários benefícios para o servidor da educação, como a implantação do Plano de Carreira em 2005.

“Depois de muitos anos de dúvida sobre a questão dessas parcelas, de muito esforço, de estudos, conseguimos dar um passo adiante em relação àquelas tabelas salariais antigas, compostas de diversas parcelas remuneratórias, confusas, que levava a distorções. E, de fato, conseguimos equilibrar tudo em uma só remuneração padrão, em um valor que nos parece um valor extremamente positivo, um valor que dignifica o Magistério, que torna atraente a carreira do magistério”, disse ele.

As novas carreiras e salários entram em vigor a partir de 1º de março de 2011, após envio de projeto de lei para Assembleia Legislativa e deliberação sobre a proposta. “Como já havíamos falado desde o início, isso não pode ser feito neste ano em razão da vedação da Lei de Responsabilidade Fiscal”, ressaltou o governador.

O impacto dos aumentos nas diversas carreiras é da ordem de 24,5% sobre a folha total da Educação, o que representa acréscimo de R$ 1,3 bilhão anuais. O pagamento em parcela única (subsídio) já é adotado nos estados do Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso

novas-tabelas

https://www.educacao.mg.gov.br/

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Convocação para Assembleia Estadual

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) convoca a categoria para assembleia estadual - Dia 17 de junho, às 14 horas, no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Este dia será de paralisação total das atividades nas escolas estaduais.

A categoria permanece em alerta e discutirá , durante a assembleia, a proposta sobre a modificação dos vencimentos básicos dos servidores públicos da rede estadual de ensino


http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=485

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A grande festa de Corpus Christi

Boa noite amigos!

Obs.: click na foto para ve-la maior...

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas de Conselheiro Pena. As pastorais se reúnem para saberem qual rua irão enfeitar para a grande festa do corpo de Cristo.



A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.
Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

Martinha e Juninho da pastoral dos noivos com maior satisfação em desenvolverem o papel de artistas...

Marquinho e o nosso pintor mor, que agora não me lembro o nome, profissional em pinturas.

Continuando a história: O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.







Valeu pastorais, um abração do irmão em Cristo.
Era necessário, realmente, uma data distinta para que se manifestasse um culto especial ao Corpo e Sangue de Cristo, atraindo d’Ele novas graças e bênçãos para os que caminham neste mundo.

Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo. Tudo isto tem muito sentido e deve ser preservado.

Começaram assim as grandes procissões eucarísticas e também o culto a Jesus Sacramentado foi incrementado no mundo todo através das adorações solenes, das visitas mais assíduas às Igrejas e da multiplicação das bênçãos com o Santíssimo no ostensório por entre cânticos cada vez mais admiráveis.

A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração normalmente tem início com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo.

Em 11 de agosto de 1264 o Papa emitiu a bula "Transiturus de mundo", onde prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor.

A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia dos namorados, como surgiu?

Historia do dia dos namorados no Brasil

O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.

Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

A história do dia nos namorados no Brasil

No Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados

Gostaram? Pode comentar a vontade. Abraços a todos os casais que realmente se amam...Bjs para minha eterna namorada e esposa Elizabete Domingos - Aproveito este blog para dizer ao mundo que TE AMOOOOO!!!!

http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/historia-do-dia-dos-namorados.php

Pai nosso em Inglês...

Muitos amigos me pediram o pai nosso em inglês, espero poder contribuir:

Our Father (Pai Nosso)

Our Father, Who art in heaven,
Pai-Nosso que estais no céu

Hallowed be Thy Name,
Santificado seja o Vosso nome

Thy Kingdom come,
Venha a nós o Vosso reino

Thy will be done on Earth as it is in heaven.
Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu.

Give us this day our daily bread,
O pão nosso de cada dia nos dai hoje

and forgive us our trespasses,
perdoai as nossas ofensas

as we forgive those who trespass against us.
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

And lead us not into temptation,
E não nos deixeis cair em tentação

but deliver us from evil.
mas livrai-nos do mal

Amen
Amém

All right?