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terça-feira, 23 de março de 2010

22 de março dia mundial e nacional da agua

Água doce e limpa: de "dádiva" à raridade*
Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.
Outro foco de dificuldades é a distância entre fontes e centros consumidores. É o caso da Califórnia (EUA), que depende para abastecimento até de neve derretida no distante Colorado. E também é o caso da cidade de São Paulo, que, embora nascida na confluência de vários rios, viu a poluição tornar imprestáveis para consumo as fontes próximas e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região. Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporção de água sem tratamento (de 3,9% para 7,2%) e o desperdício ainda assusta: 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos.
Disponibilidade e distribuição
Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são pobres e temporários. Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água.
Mesmo na área de incidência do Semi-Árido (10% do território brasileiro; quase metade dos estados do Nordeste), não existe uma região homogênea. Há diversos pontos onde a água é permanente, indicando que existem opções para solucionar problemas socioambientais atribuídos à seca.
Qualidade comprometida
A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício - que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água.
Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais. Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária. Não raramente, os agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água. A baixa eficiência das empresas de abastecimento se associa ao quadro de poluição: as perdas na rede de distribuição por roubos e vazamentos atingem entre 40% e 60%, além de 64% das empresas não coletarem o esgoto gerado. O saneamento básico não é implementado de forma adequada, já que 90% dos esgotos domésticos e 70% dos afluentes industriais são jogados sem tratamento nos rios, açudes e águas litorâneas, o que tem gerado um nível de degradação nunca imaginado.
Alternativas
A água disponível no território brasileiro é suficiente para as necessidades do País, apesar da degradação. Seria necessário, então, mais consciência por parte da população no uso da água e, por parte do governo, um maior cuidado com a questão do saneamento e abastecimento. Por exemplo, 90% das atividades modernas poderiam ser realizadas com água de reuso. Além de diminuir a pressão sobre a demanda, o custo dessa água é pelo menos 50% menor do que o preço da água fornecida pelas companhias de saneamento, porque não precisa passar por tratamento. Apesar de não ser própria para consumo humano, poderia ser usada, entre outras atividades, nas indústrias, na lavagem de áreas públicas e nas descargas sanitárias de condomínios. Além disso, as novas construções – casas, prédios, complexos industriais – poderiam incorporar sistemas de aproveitamento da água da chuva, para os usos gerais que não o consumo humano.
Após a Rio-92, especialistas observaram que as diretrizes e propostas para a preservação da água não avançaram muito e redigiram a Carta das águas doces no Brasil. Entre os tópicos abordados, ressaltam a importância de reverter o quadro de poluição, planejar o uso de forma sustentável com base na Agenda 21 e investir na capacitação técnica em recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, além de viabilizar tecnologias apropriadas para as particularidades de cada região.
A água no mundo
A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa. Apesar de parecer abundante, esse recurso é escasso: representa apenas 0,3% do total de água no Planeta. O restante dos 2,5% de água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios, como pântanos, por exemplo.
Se em termos globais a água doce é suficiente para todos, sua distribução é irregular no território. Os fluxos estão concentrados nas regiões intertropicais, que possuem 50% do escoamento das águas. Nas zonas temperadas, estão 48%, e nas zonas áridas e semi-áridas, apenas 2%. Além disso, as demandas de uso também são diferentes, sendo maiores nos países desenvolvidos.
O cenário de escassez se deve não apenas à irregularidade na distribuição da água e ao aumento das demandas - o que muitas vezes pode gerar conflitos de uso – mas também ao fato de que, nos últimos 50 anos, a degradação da qualidade da água aumentou em níveis alarmantes. Atualmente, grandes centros urbanos, industriais e áreas de desenvolvimento agrícola com grande uso de adubos químicos e agrotóxicos já enfrentam a falta de qualidade da água, o que pode gerar graves problemas de saúde pública.
Retirado do : http://www.socioambiental.org/esp/agua/pgn/
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Reciclagem feita pelos alunos do 2ª série

Trabalho realizado pelos os alunos do ensino médio.
A reciclabilidade é um dos atributos mais importantes do alumínio. Qualquer produto produzido infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais. O exemplo mais comum é o da lata de alumínio para bebidas, cuja sucata transforma-se novamente em lata após a coleta e refusão, sem que haja limites para seu retorno ao ciclo de produção. Esta característica possibilita uma combinação única de vantagens para o alumínio, destacando-se, além da proteção ambiental e economia de energia, o papel multiplicador na cadeia econômica.
A reciclagem de alumínio é feita tanto a partir de sobras do próprio processo de produção, como de sucata gerada por produtos com vida útil esgotada. De fato, a reciclagem tornou-se uma característica intrínseca da produção de alumínio, pois as empresas sempre tiveram a preocupação de reaproveitar retalhos de chapas, perfis e laminados, entre outros materiais gerados durante o processo de fabricação.
Este reaproveitamento de sobras do processo pode ocorrer tanto interna como externamente, por meio de terceiros ou refusão própria. Em qualquer caso representa uma grande economia de energia e matéria-prima, refletindo-se em aumento da produtividade e redução da sucata industrial.
A reciclagem de produtos com vida útil esgotada, por sua vez, depende do tempo gasto entre seu nascimento, consumo e descarte. Isto é chamado de ciclo de vida de um produto, que pode ser de 45 dias, como no caso da lata, até mais de 40 anos, no caso de cabos de alumínio para transmissão de energia elétrica. Em qualquer caso, o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes.
Quanto mais curto for o ciclo de vida de um produto de alumínio, mais rápido será o seu retorno à reciclagem. Por isso, os volumes de reciclagem da indústria alcançaram índices expressivos, com a entrada da lata de alumínio no mercado.


terça-feira, 2 de março de 2010

Jornal da escola

Concurso das gatas MGP/2009


Mais um projeto realizado na escola, produzido pelo professsor de Inglês Júlio Cezar Avelino de Souza. Parabéns professor pelo seu desempenho e atuação junto a escola e aos nossos alunos. Partici-param também do concurso as alunas: Amanda Domiciano(2ª série/EM) e Luíza Rozado (7ºano/EF).
Parabéns garotas! Todas lindas e maravilhosas!



1º lugar : Marcela Silva de Aquino (3ª série/EM) 2º lugar: Paloma Carla da Silva Lima (3ª série/EM)
Thuanny da Silva Lucindo (9º ano/EF)


Toma lá da cá


projeto plantar

Oi, amigos muito obrigado por visitar. Deixe seu comentário


Com a palavra o professor Júlio Cezar Avelino de Souza:

Quando pensei neste projeto de teatro na escola, não tinha a perspectiva do sucesso que seria, e muito menos que o que estava no meu pensamento fosse dar certo. Todo esse trabalho é de aprendizado e de uma maior formação, onde mostra que a cultura, o entrete-
nimento, a ética, a educação, o planejamento e um texto muito bem escrito pedagógica-mente, podem e devem andar sempre juntos.
O espetáculo é formado por várias enquetes curtas, que uti-lizam a descontração, o bom humor e uma linguagem apro-priada ao público pré-adolescente e adolescente, para analisarem as atitudes e os valores que podem gerar uma melhor convivência entre aluno e professor em sala de aula.
O enfoque adotado não é o da preocupação com adolescentes
que tem problemas de aprendi-zagem, mas com comportamento social e moral do jovem psicolo-gicamente normal, não apenas apto, mas também desejoso de um aprendizado de valores, de opções vocacionais, de boas maneiras e etiqueta para bem relacionar-se com pessoas, etc.
Enquanto dramatiza, o ado-lescente sonha. Quando faz teatro tem a oportunidade de recriar sua própria realidade, trazendo a tona sentimentos e emoções guardadas ou escondidas. Além disso, interage com o grupo, brinca, sorri, vive, interpreta personagens diversos, dando asas à imaginação e
vivenciando ricas experiências com o demais.



Formandos 2009 - Parabéns a todos.


Este parece a alguns um pequeno passo, porém, depende da ótica e de
refletirmos sobre o Brasil de hoje e o mundo globalizado da atualidade.
Vemos todos os dias os reflexos da violência e da desestruturação social, jovens
saudáveis, bonitos, promissores e sonhadores que estamos perdendo para o mundo da violência, das drogas ou simplesmente vitimados pelas balas perdidas da ignorância e do ódio que
invade lares, bairros, comunidades, escolas. Nesse sentido, entendo que vocês que chegaram até
aqui são vitoriosos, são capazes e reúnem todas as condições de superar os obstáculos, vencer e progredir na vida além de plantar sonhos e realizar esperanças belas.
Vocês chegaram até aqui e provaram que são capazes e devem seguir em frente, não percam tempo, vocês podem e devem atingir a vitória e mostrar a todos que é possível vencer, é possível
viver em paz, é possível conviver em harmonia com os semelhantes. Sigam em frente, sejam
felizes, continuem estudando e fiquem sabendo que muitos dependem do sucesso de cada
um de vocês, a esperança de uma política limpa, a esperança de um Brasil sem corrupção e mentira, a esperança de uma Pátria mais justa.
Que o sucesso e a prosperidade sejam seus companheiros de viagem, de vida e de sonhos otidianos.
Sucesso a todos.


Dia do professor
A diretora Ciléia Domingos da Silva Ferreira, ofereceu no dia 09 de novembro um delicioso
churrasco, homenageando a todos os seus funcionários em comemoração ao dia do professor.
Foram momentos de descontração e muita alegria. A galera se divertiu bastante! VAleu diretora!
Ser professor é acalentar

sonhos. realizar desejos,
mostrar caminhos. Partilhar
alegrias... Conviver com
as tristezas.

o professor semeia e
constrói um mundo... De
magia, beleza, sonhos e
conhecimento.

Transformar planos em realidade.
Buscar o que está guardado, trancado,
acanhado e transformá-lo
em grandes conquistas e realizações.
É ver nas entrelinhas.
Parabéns pelo dia do professor.
Projetos
Os funcionários da E. E. Maria Garcia Pinto Barra do Cuieté, tem promovido excelentes projetos educacionais e sociais, dos quais destacamos: English Fair (Projeto de Inglês) e Projeto Plant’air (Meio Ambiente). Durante a elaboração e execução dos projetos, há um efetivo envolvimento da comunidade escolar, onde todos desempenham as atividades com satisfação. O Projeto de Inglês (English Fair) acontece na nossa escola há cinco anos, com apresentações de músicas internacionais, cantadas e/ou coreografadas pelos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio. O Pré-escolar e os alunos do 1º ao 5º ano (anos
iniciais) não cantam, mas, fazem participações especiais. O evento acontece sempre no mês de
agosto, na quadra de esportes da cidade, onde pessoas da comunidade, os pais, comparecem
para prestigiarem a escola e verem a atuação dos filhos, cantando com segurança e apresentando
coreografias lindas. As turmas vencedoras deste ano são o 9º ano do E. Fundamental e 3ª série do E. Médio. O prêmio para os vencedores, além do troféu, foi uma viagem ao Parque das Cachoeiras em Ipatinga/MG. Com o Projeto Plant’air (primeiro ano de existência)
foram realizados concurso de desenho produção de texto, plantio de árvores em algumas
áreas da cidade, confecção de objetos com materiais reciclados, camisa com slogan do projeto,
paródias, peças teatrais, maquetes, entrevistas. Para os três melhores desenhos e produção de
texto de cada sala da aula, o prêmio do concurso foi uma viagem ao Instituto Terra na cidade de
Aimorés/MG, e, dentre estes melhores, foi escolhido o melhor desenho (anos iniciais), a melhor
produção de texto (6º ao 9º ano) e a melhor produção de texto do Ensino Médio. Os vencedores
receberam o prêmio na culminância do evento, ocorrido no mês outubro. São eles: Vítor Aquino
- 5ºano/E.Fund. (desenho); Gilmara Romanha - 9º ano/ E. Fund. (produção de texto); Karoline Silva - 3ª série/E. Med. (produção de texto). Os projetos são de autoria do professor de Inglês Júlio Cesar Avelino de Souza, com objetivo de interação e socialização dos alunos/escola/comunidade. Parabéns Júlio, juntamente com a escola, pelo empenho,
desenvolvimento e execução de tão grande atividade, pois todos que pertencem a essa escola,
são pessoas que buscam o saber e acreditam numa educação de qualidade.
Palavras da professora Magda domingos.